domingo, 31 de outubro de 2010

Campanha de salvamento de cagarros 2010

O cagarro ou pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave nativa que nidifica nos Açores. Cada ano, os casais de cagarro põem um único ovo no seu ninho, situado geralmente em falésias junto ao mar. Os indivíduos juvenis abandonam o ninho durante os meses de outubro ou novembro, durante a noite. Mas muitos são atraídos pela iluminação das estradas e das cidades e acabam por morrer atropelados.

Na ilha de São Miguel, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, com a colaboração da Associação Norte Crescente e Associação Amigos do Calhau, organizam todas as noites brigadas nocturnas para o salvamento de cagarros. Estas brigadas têm ponto de encontro em três locais, pelas 20h30m:
- Parque de estacionamento da Praia Pequena do Pópulo
- Poços de São Vicente
- Palheiro da Ribeira Grande

Nas manhãs dos dias seguintes, os animais recolhidos são libertados no litoral (nos dias feriados pelos próprios voluntários das brigadas).

Apela-se ao salvamento das aves encontradas em terra e, se puder ser, à participação nas brigadas em São Miguel ou nas outras ilhas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um cagarro, há duas noites no meu quintal e não sei como procedir com ele, visto achar que ele está doente...o que faço? será que tem alguém que ajude? Sou da ilha terceira...

Anónimo disse...

Já resolvi, liguei para a protecção do ambiente e ele vai estar a salvo ainda hoje. Obrigada na mesma. jinhos paula

DMS disse...

Na imagem inferior ("Como salvar um cagarro") estão os conselhos a seguir, no caso de encontrar um cagarro. Deve telefonar para os vigilantes da natureza ou serviços de ambiente da sua ilha. Ou então pode libertar o animal junto ao mar na manhã seguinte. Ele acaba por voar.