2012 Campanha Produção Portuguesa


CAMPANHA NACIONAL DE “OS VERDES” NOS AÇORES
“À MESA COM PRODUÇÃO PORTUGUESA”




COMUNICADO
FAIAL - 01/03/2012

O Partido Ecologista “Os Verdes”, com esta campanha nacional “À mesa com a produção portuguesa” pretende sensibilizar para a necessidade de consumir produtos alimentares regionais e nacionais, combatendo os custos energéticos, ambientais, nomeadamente a emissão de gases de efeitos de estufa e para valorizar a nossa produção, ajudando a manter a agricultura familiar e o mundo rural vivo.

Em relação aos Açores e nomeadamente à ilha do Faial consideramos que existem já uma série de iniciativas positivas, em termos de produzir e comercializar os produtos alimentares locais, mas que devem ser mais apoiadas e protegidas da concorrência esmagadora e desleal das grandes superfícies. “Os Verdes” pretendem combater a concentração do circuito de distribuição / comercialização nas grandes superfícies, que têm margens de lucro escandalosas, pagando preços baixíssimos à produção e sufocando os produtores.

Igualmente, consideramos extremamente importante a proibição do cultivo dos Organismos Geneticamente Modificados, que o Deputado da CDU propôs no Parlamento Regional, para proteger a agricultura e o património ambiental dos Açores.

Portugal tem atualmente um défice alimentar que ronda os 70% e os produtos agrícolas representam 15% do total das importações do país. A superfície agrícola utilizada diminuiu cerca de 330.000ha e, por pressão da União Europeia e conivência dos governos nacionais foi abatida cerca de 40% da frota pesqueira, deixando muitos pescadores no desemprego, ao mesmo tempo que se importam dois terços do pescado consumido.

Aos custos económicos e sociais temos de somar os prejuízos ambientais, os incêndios, a erosão e o empobrecimento dos solos, a perda irreparável de biodiversidade agrícola e selvagem, as ameaças à segurança alimentar, o aumento da dependência energética e das emissões de gases resultantes do transporte dos bens alimentares importados, e com consequências nas alterações climáticas. Esta é uma política insustentável.

Para “Os Verdes”, produzir e consumir local é um imperativo para Portugal:

Por razões de índole económica, social, ambiental, cultural e de saúde é preciso inverter o défice alimentar.

Para tal, é imprescindível alterar os comportamentos dos consumidores, mas é também, fundamental, orientações políticas claras que se traduzam em medidas legislativas e orçamentais que imponham regras no mercado alimentar para travar as importações e incentivar e promover a produção alimentar nacional. Esta é também uma forma de reduzir o défice externo, dinamizar a economia e criar empregos.



Precisamos, por isso, de uma outra política para o setor agroalimentar que passe, nomeadamente por:

- Reduzir os custos dos fatores de produção (água, combustíveis, rações, etc).
- Apoiar a agricultura familiar
- Garantir um preço justo aos produtores
- Apoiar os circuitos de comercialização de venda direta, mercados locais, comércio tradicional e de cooperativas
- Renegociar a Política Agrícola Comum, garantindo a proteção da nossa agricultura;
- Apoiar os agricultores na implementação de boas práticas ambientais
- Defender a nossa pesca e a sua sustentabilidade permitindo a reposição de recursos marinhos;
- Proibindo a introdução de culturas geneticamente modificadas (OGM);



O Partido Ecologista “Os Verdes”
Joaquim Correia – Conselho Nacional do PEV
Ricardo Fernandes - Ecolojovem

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769
imprensa.verdes@pev.parlamento.pt
www.osverdes.pt