sábado, 11 de abril de 2009

Preocupações e prioridades de acção

As  minha preocupações urgentes, como membro de “Os Verdes”, são a gestão dos resíduos, a gestão da água e a gestão da energia! Mas vão surgindo outras (tantas!)!... Por exemplo,  a oportunidade de valorizar a produção local, consumindo, de forma consciente e deliberada os produtos locais (estímulo da economia local e diminuição da libertação de gases de estufa por redução de transportes, entre outras vantagens), a necessidade de estimular os consumidores  a serem exigentes e responsáveis consumindo produtos pouco embalados e a recusarem os saquinhos de plástico “à borla” e que, por isso e por outros factores, acabam num “vazadouro controlado” (um dia será aterro sanitário e já deixei de lhe chamar lixeira), os raticidas que se espalham anarquicamente e às toneladas sem um acompanhamento técnico adequado, etc.

Claro que todas estas temáticas são importantes para uma proposta de desenvolvimento sustentável, mas algumas, pelas acções concretas que têm sido levadas a cabo, suscitam maior urgência de reflexão e de acção. Estou a pensar, concretamente, na desratização!

No Faial (ainda não sei como de faz nas outras ilhas, mas não deve ser muito diferente! Tenho que procurar informação), vai-se distribuindo, com intervalos de tempo diferentes, entre 10 a 20 toneladas de raticida que é aplicado em toda a ilha por pessoas sem formação técnica para o fazerem!!!! Claro que muita gente segue as instruções dos Serviços Agrários à risca, mas quantos não o farão? Tenho testemunhos de pessoas que viram serem lançados, qual sementes ao vento, doses de raticida que põem, seguramente, a saúde pública em risco!

Também sei (temos todos acesso a essa informação através da página da C.M.H.) que se fazem análises químicas a constituintes específicos, menos frequentes, mas exigidos por lei, a vários compostos químicos, mas nessa listagem, não vi o princípio activo dos raticidas que têm sido usados! Será que a forma como se “espalha” o veneno é tão segura que possamos todos dormir descansados e beber, depois de um sono tranquilo, um copo de água pela manhã?

Sem comentários: