"Os Rodenticidas são os tóxicos utilizados para matar roedores. Entre os vários tipos existentes devem-se destacar os Anticoagulantes, grupo mais utilizado a nível mundial. Este tipo de tóxicos existe desde 1940 e a sua potência tem vindo a aumentar progressivamente em resposta às resistências adquiridas pelas populações de roedores.
Com as substâncias mais antigas, como a Warfarina, era necessário que os roedores ingerissem vários iscos, porque a sua potência era relativamente baixa. Actualmente existem os chamados rodenticidas de segunda geração, como a Bromadiolona ou o Brodifacume, que são no mínimo 100 vezes mais potentes que a Warfarina, e podem matar os ratos de forma imediata após uma única ingestão do produto.
O impacte destas “novas” substâncias sobre diversas espécies de fauna selvagem, em particular aves e mamíferos, foi comprovado com diversos estudos científicos experimentais e com a ocorrência de elevadas mortalidades após campanhas de uso de rodenticidas em vários locais em todo o mundo."
Já agora, gostava de acrescentar, que no Faial, o princípio activo do veneno que tem sido usado é a referida Bromadiolona.
Sem comentários:
Enviar um comentário