quarta-feira, 8 de julho de 2015

Referendo na Grécia




Reação dos Verdes aos resultados do referendo na Grécia

O PEV saúda e louva a grande coragem e dignidade do povo grego por não se ter deixado amedrontar e por não vergar perante os vergonhosos e insultuosos ultimatos, chantagens, pressões e medos que a União Europeia e o FMI dirigiram ao povo grego.

Os cidadãos da Grécia, mais uma vez, determinaram a rejeição da política de austeridade e de empobrecimento que a União Europeia e o FMI querem impor. O povo grego reclama condições de desenvolvimento do seu país e nega uma subserviência catastrófica às imposições das elites europeias e do FMI.

Os Verdes esperam, agora, que a União Europeia e o FMI compreendam, de uma vez por todas, que as suas políticas foram rejeitadas pelo povo grego, questão que tem que ter consequências nas negociações a realizar doravante. Essas negociações têm obrigação de ser conduzidas em consonância com a expressão da vontade do povo grego e não em função dos interesses dos mercados sem rosto, que as elites europeias e o FMI teimam em servir.

Os Verdes sublinham, também, as posições confrangedoras assumidas ao longo dos últimos meses pelo governo português e pelo Presidente da República portuguesa, procurando condicionar as negociações com a Grécia à lógica de subserviência e da austeridade que impuseram e querem continuar a impor para Portugal. O governo PSD/CDS, na linha das elites europeias, do BCE e do FMI, tem horror a que seja visível uma alternativa a estas políticas absurdas de empobrecimento e de desigualdades sociais das quais foram e são protagonistas.

Os resultados deste referendo demonstram uma afirmação de soberania do povo grego e uma determinação em dizer ‘basta’ a políticas absolutamente ruinosas para o desenvolvimento do seu país. Os Verdes manifestam a sua profunda solidariedade para com o povo grego e consideram ser também muito importante realçar a forma como os cidadãos gregos aderiram de forma muito expressiva à participação neste referendo num ato assinalável de cidadania.

Comunicado de Imprensa
05/07/2015

Sem comentários: