domingo, 20 de março de 2011

Intervenção militar na Líbia

“Os Verdes” criticam resolução da ONU e opõem-se a intervenção militar na Líbia.

“Os Verdes” consideram que não estão esgotados os mecanismos da via diplomática para a resolução pacífica do conflito na Líbia e condenam, por isso, a resolução ontem aprovada no Conselho de Segurança das Nações Unidas que visa criar um espaço de exclusão aérea e permite uma intervenção militar estrangeira neste País.

Condenamos a posição do Governo Português no Conselho de Segurança ao apoiar esta resolução, cedendo aos interesses das potências militares que não têm que ver com os legítimos direitos das populações mas antes com a vontade de controlo geoestratégico da região e nomeadamente do petróleo, sendo a Líbia o maior produtor de África. Esta será também uma forma de continuar a alimentar o mercado da guerra, uma das principais economias do planeta, e que não está minimamente interessada nos direitos humanos.

“Os Verdes” estão totalmente contra uma intervenção militar externa neste território, o que, a levar a cabo, terá como principal vítima o povo Líbio, provocando ainda mais mortes, tal como aconteceu no Iraque, cujas razões da intervenção se vieram a verificar totalmente falsas.

Ainda para mais, uma intervenção militar externa na Líbia vai certamente agravar o clima de tensão que se vive nesta região do globo e desestabilizar ainda mais as condições sociais que aí se vivem.

O Povo Líbio é soberano e deve ter a possibilidade de tomar o seu destino nas suas mãos. A comunidade internacional deve dar o seu total apoio pela via diplomática para a resolução pacífica do conflito.

Comunicado de Imprensa
18-03-2011


Sem comentários: