quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aumento do preço dos transportes

Aumento do preço dos transportes é anti-social e anti-ambiental

O Partido Ecologista “Os Verdes” considera que o aumento anunciado dos transportes públicos para o próximo dia 1 de Junho é inaceitável e é mais uma medida anti-social e anti-ambiental deste Governo.

Para o PEV, este aumento vai agravar a vida das famílias e dos trabalhadores e vai penalizar aqueles que, por opção ou necessidade, recorrem àquilo que é uma boa prática ambiental ao preferirem a utilização do transporte público em detrimento do particular. Este aumento é socialmente injusto e vai contribuir para criar entraves ao direito à mobilidade das pessoas economicamente mais debilitadas, nomeadamente a população idosa, os desempregados e todos os que têm que se deslocar no seu dia-a-dia para trabalhar.

Por outro lado, “Os Verdes” consideram que esta decisão vai em sentido contrário às necessidades do país, tanto a nível económico como ambiental. Uma boa política de transportes públicos, que implica forçosamente preços atractivos e justos, é fundamental não só para uma estratégia eficaz de combate às alterações climáticas, como também para a política energética, contribuindo para desincentivar a utilização do transporte individual e assim reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e as importações de combustíveis fósseis, nomeadamente de petróleo.

Relembramos que Portugal dificilmente atingirá os objectivos de redução de gases com efeito de estufa assumidos no quadro dos compromissos de Quioto e pós-Quioto, sem recorrer ao comércio de emissões o que, para “Os Verdes”, constitui uma forma encapotada de pagamento de multa e um disfarce do aumento das emissões de gases com efeito de estufa.

Para “Os Verdes”, este aumento do preço dos transportes públicos torna evidente o quão hipócrita é o argumento evocado pelo Governo - reduzir as emissões de CO2 e a importação de energia - para construir mais 10 novas barragens, quando contraria a medida mais simples para atingir os objectivos anunciados, que é a promoção do transporte público como pilar fundamental da mobilidade.

Para “Os Verdes”, o Governo continua a definir as suas políticas em função dos grandes interesses económicos, nomeadamente os do betão, no qual se incluem as barragens e auto-estradas, e não dos interesses do desenvolvimento sustentável do país e dos trabalhadores.

Comunicado de Imprensa de "Os Verdes"
25-05-2010

Sem comentários: