segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Os Verdes" nos Açores

Entre os dias 16 e 25 de Janeiro, um dirigente nacional do Partido Ecologista "Os Verdes", Celso Ferreira, esteve nos Açores a reunir com colectivos locais no sentido de criar grupos locais de trabalho e de preparar a próxima Convenção Nacional do PEV.
Estive presente nas reuniões do Pico e do Faial e senti, para além do interesse necessário pelas questões ambientais, um entusiasmo simpático e contagiante nestes grupos de pessoas!

Entretanto, a imprensa é mais formal, mas não deixa de noticiar: 
 
"Partido "Os Verdes" alerta para "inúmeras preocupações" ambientais do arquipélago 
O Partido Ecologista "Os Verdes" alertou hoje para a existência de "inúmeras preocupações" no meio ambiente açoriano, particularmente na gestão dos resíduos e na água, matérias que vão ser debatidas na XI Convenção Nacional, em Março.
Uma delegação de "Os Verdes" está a visitar várias ilhas do arquipélago para contactos com vista à preparação da Convenção do Partido Ecologista e debater assuntos locais.
O dirigente nacional, Celso Ferreira, adiantou à agência Lusa que as visitas às Flores, São Jorge, Faial, Pico, Terceira e São Miguel permitiram constatar "inúmeras preocupações", embora existam áreas que "ainda estão mais ou menos preservadas".
"Mas deixa-nos preocupados, em pleno século XXI, a questão das lixeiras a céu aberto nas Flores e S. Jorge. Não se justifica esta forma de tratamento de resíduos", apontou Celso erreira, que defendeu um "maior investimento" em acções de sensibilização e na colocação de eco-pontos.
A gestão da orla costeira, a "infiltração dos aquíferos" e a eliminação das barreiras arquitectónicas, são outras das preocupações de "Os Verdes", matérias que "estão a ser trabalhadas" para abordar na XI Convenção do Partido, nos dias 13 e 14 de Março, em Lisboa.
Segundo Celso erreira, vão estar pela primeira vez na Convenção quatro delegados a representarem o arquipélago açoriano, elementos que já estão a preparar moções sectoriais.
"Existem inúmeras preocupações, como a delicadeza da fauna e flora, a acção humana no meio ambiente, a problemática da gestão da água", acrescentou o dirigente nacional, que defendeu políticas ambientais sustentáveis para preservar o património ambiental nos Açores."



1 comentário:

samuel disse...

Votos de excelente trabalho, crescimento e sucesso para "Os Verdes" dos Açores!
Se há terra que precisa e merece ser defendida das investidas de aproveitadores e idiotas em geral, são essas ilhas fantásticas.

Um abraço.