terça-feira, 9 de março de 2010

Doutoramentos monetários

Na nossa sociedade moderna o símbolo do sucesso é o dinheiro. Quem chega mais alto na vida é aquele que consegue ter mais dinheiro. Quem se destaca mais na sociedade é aquele que chega a ter mais dinheiro. E quem é mais inteligente, sem dúvida, é aquele que consegue acumular mais dinheiro… Estas curiosas ideias acerca do sucesso são, infelizmente, a demonstração do nosso escasso nível cultural.

No entanto, esta identificação entre sucesso social e dinheiro é muito mais antiga do que se possa pensar. Já no seu tempo, Aristóteles referia que Tales de Mileto, um outro filósofo grego, era continuamente criticado pelos seus concidadãos pelo facto de ser… pobre (Aristóteles: Política, livro I, cap. IV). Eles consideravam que a ciência filosófica de Tales devia ser inútil, já que não era capaz de fazer dele um homem rico. E o filósofo, farto de ser criticado, decidiu fazer-lhes uma pequena demonstração. Assim, prevendo num determinado ano umas condições muito boas para a colheita de azeite, alugou todos os lagares de Mileto e de Quios. Mais tarde, quando os seus concidadãos quiseram prensar a sua abundante colheita de azeitona, Tales decidiu cobrar-lhes a utilização dos lagares ao preço de ouro. Desta forma ganhou não só dinheiro (o que não era de seu interesse) mas também… honra!

Desde a sua criação, a Universidade dos Açores tem iluminado de inúmeras formas a sociedade açoriana, tendo um papel importantíssimo e fundamental na difusão da cultura. Mas, por vezes, a Universidade também é capaz de… escurecê-la. Recentemente, a Universidade decidiu atribuir um doutoramento honoris causa a uma pessoa rica pelo facto de ser muito rica. Foi atribuído, portanto, a uma pessoa de sucesso, a uma pessoa de quem, sem dúvida, todos temos de aprender lições (de facto, ele próprio gosta dá-las).

O sonho dos economistas antigos era utilizar a sua ciência para criar um futuro mais próspero para toda a humanidade. O sonho de muitos economistas actuais parece ser utilizar os seus conhecimentos sobre a especulação financeira para encher os bolsos o mais rapidamente possível.

Sem comentários: