sábado, 30 de maio de 2009

Classificação da ilha das Flores como Reserva da Biosfera.

A ilha das Flores foi incluida na Rede Mundial de Reservas da Biosfera, da UNESCO, tal como anteriormente as ilhas do Corvo e da Graciosa.


***
Ponta Delgada, 26 Maio (Lusa) - A classificação da ilha das Flores, nos Açores, como reserva da biosfera é uma “certificação da qualidade ambiental” daquela ilha, afirmou hoje à Lusa o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.

“Este galardão certifica a qualidade ambiental das Flores e consagra a boa relação dos seus habitantes com o mundo natural”, frisou Frederico Cardigos.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou hoje as Flores como reserva da biosfera, numa decisão do Conselho Coordenador Internacional, que está reunido em Jeju, na Coreia do Sul.

A classificação das Flores foi justificada pelo facto desta ilha açoriana ser a zona que se encontra à superfície de um monte marinho criado por actividade vulcânica que começou há cerca de 10 milhões de anos.

A reserva da biosfera das Flores inclui toda a ilha, que a UNESCO considera ter aspectos paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais relevantes, além das áreas marinhas adjacentes.

Na perspectiva do director regional de Ambiente dos Açores, esta distinção “vai permitir o desenvolvimento de actividades amigas do ambiente, que passam a ter um valor acrescido”, mas alertou que “compete às entidades públicas e privadas descobrir como utilizar esta nova ferramenta”.

Frederico Cardigos alertou ainda que a distinção da UNESCO não fará o executivo açoriano esquecer os problemas ambientais que ainda existem na ilha das Flores, nomeadamente ao nível das lixeiras e das pedreiras.

No total, existem a partir de hoje 533 reservas da biosfera em todo o mundo, localizadas em 107 países.

Em Setembro de 2007, a UNESCO tinha classificado as ilhas do Corvo e da Graciosa como reservas da biosfera.

FR
Lusa/fim

Sem comentários: